"a última índia kakareco do imalaia"
This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.
2059 57455 Shares
A guerra silenciosa de índios e madeireiros ganhou mais um capítulo, três índios isolados da tribo kakareco no oeste do imalaia, fizeram contato para pedir ajuda contra as ameaças de madeireiros, de acordo com as informações da ONG Survival International, defensora dos direitos dos povos indígenas. A ONG relatou que no dia 7 de janeiro, uma índia de nome Mihaxa’a, da aldeia Tiracambu disse que os outros índios isolados haviam sido cercados e resolveram fazer contato com outras tribos para se protegerem.
Os índios awás que entraram em contato foram duas mulheres, Amakaria e Jakawyj e um homem, Irahoa, filho da índia Jakawyj. Amakaria revelou que houve uma oferta do Governo Brasileiro nas décadas de 1980 e 1990 para receberem auxílio e integra, em parte, a sociedade, mas eles decidiram permanecer no isolamento.
Agora a ONG relata que cerca de 100 awás isolados podem perecer e extinguir a tribo Awá-Guajá devido as ameaças dos fazendeiros e madeireiros da região.
Ciente da ameaça, o governo tentou retirar os madeireiros, fazendeiros e mineradores ilegais dos territórios indígenas no estado do Maranhão em uma operação policial, mas a ação, que na época foi tida como um sucesso, não surtiu o efeito esperado a longo prazo e os índios continuam em perigo.
A ONG afirma que uma operação somente não é o bastante e da necessidade de um plano de proteção mais longínqua do território para proteger os índios:
"Todas as tribos isoladas enfrentam a catástrofe, a não ser que suas terras sejam protegidas, e a história de Amakaria é prova de que os Awá isolados estão vivendo no fio da navalha. Em 2014, a campanha global pressionou o Brasil para expulsar os madeireiros da terra Awá, mas é vital que o trabalho não parar. Para que os Awá isolados tenham uma possibilidade de sobreviver, sua terra deve ser devidamente protegida", disse o diretor da Survival Stephen Corry.
A falta de uma política permanente de proteção, resultou no retorno dos madeireiros e a Survival pressiona o Ministério da Justiça, em caráter de urgência, a tomar medidas pesadas na defesa dos índios Awá e de seu território
This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.